O seu filho ou o seu aluno apresenta:
Notas baixas em diversas disciplinas?
Desinteresse ou mesmo aversão à escola?
Inversão de letras?
Dificuldade de aprendizagem?
Possui leitura lenta?
É hiperativa ou tem dificuldades em prestar atenção durante muito tempo?
O trabalho do psicopedagogo é entender e avaliar como se dá o processo individual de aprendizagem do aluno e pensar em estratégias para facilitar esse processo.
Após alguns testes, conversas com os pais e professores e sessões com o aluno, o psicopedagogo consegue construir um diagnóstico da criança, entendendo como ela se relaciona com o mundo do conhecimento. Algumas crianças são bastante visuais enquanto outras são auditivas. Outras preferem entender um raciocínio por meio de desenhos, gráficos e esquemas, enquanto algumas são mais narrativas e preferem ler textos explicativos. Além disso, cada criança apreende de uma forma diferente. Enquanto uma se dá bem com aulas expositivas outras só aprendem na prática por meio de atividades e exercícios.
A ideia é que, após um tempo, o aluno interiorize as estratégias que melhor se adequam ao seu estilo de aprendizagem e se torne autônomo para que sozinho estude e aprenda novas habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário