Márcia Brandão - Psicopedagoga

Por Márcia Brandão
www.instagram.com/marciabrandao.psicopedagoga/

10 de fevereiro de 2017

Crianças com TDAH podem apresentar traços Autistas


Pesquisa divulgada no 26° Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia mostra que crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) podem apresentar traços autistas. A informação, embora não significasse uma surpresa para muitos profissionais, mostrou o caminho contrário que a comunidade científica havia comprovado em estudos anteriores: que crianças com autismo apresentavam sinais de pessoas com TDAH.

A descoberta reforça a afirmação de que os pequenos com TDAH, que demonstram ter traços de crianças com autismo, podem ter também uma socialização comprometida, em casos mais graves. Eis mais uma missão para equipes multidisciplinares na elaboração de intervenções que visem ao desenvolvimento de atividades/terapias para uma qualidade de vida muito maior desse público.

Histórico familiar: uma ligação justificável
O estudo constata que o histórico familiar responde por uma boa parcela desses casos, como aqueles que envolvem gêmeos, por exemplo. Mas outras relações entre parentes também podem exercer influência. A pesquisa mostrou, então, que essa ligação entre o TDAH e o autismo compartilha de uma mesma herança ou origem.
O trabalho revela que os transtornos estão direta ou indiretamente ligados, pois independem da presença de algum deles. “Essas descobertas aumentam a possibilidade de que algumas crianças com TDAH possam manifestar sintomas de autismo mesmo na ausência de um transtorno pleno”, segundo o estudo.
Importante frisar que a pesquisa foi feita com 469 crianças, divididas da seguinte forma: 242 com o transtorno e 227 sem tal diagnóstico, sendo que nenhuma foi diagnosticada com o transtorno de espectro autista. O levantamento apontou que a quantidade de pessoas com TDAH com sinais de autismo era muito maior do que aqueles indivíduos sem o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

Problemas que podem vir dessa união

Outra informação que merece destaque é o fato de o estudo ter revelado que as pessoas com as características tanto do TDAH quanto do autismo podem apresentar um maior déficit neuropsicológico, neuropatológico, social, instabilidade emocional e interpessoal.
Dentro da pesquisa realizada, constatou-se que as crianças com as características dos dois transtornos apresentaram uma maior dificuldade em lidar com situações de rejeição; além de problemas de ordem emocional muito mais severos e até mesmo disfunção social.

Importante distinguir um do outro

É sempre válido lembrar que embora ambos os transtornos apresentem uma determinada ligação, eles são distintos e não podem ser confundidos.
Além do diagnóstico preciso, que deve ser feito por uma equipe devidamente capacitada para tal, outro detalhe é que as intervenções voltadas para o tratamento do TDAH e do autismo são completamente diferentes. Apenas com o auxílio dos profissionais é que a criança pode encontrar meios de ter uma qualidade de vida muito melhor.
Embora a ciência se encarregue de investigar e descobrir novas informações acerca de transtornos como esses; é fato de que quando se sabe diferenciar os distúrbios, os médicos e os terapeutas podem trabalhar sobre cada caso apresentado de forma muito mais satisfatória.
O melhor tratamento será aplicado pelo profissional que conhece a situação de seu filho, então não deixe de se informar e procurar um especialista no assunto.

FONTE: http://entendendoautismo.com.br/artigo/criancas-com-tdah-podem-apresentar-tracos-autistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário